sábado, 28 de agosto de 2010

VOCÊ SABIA: Como se forma a imagem na TV?



A formação da imagem no tubo de uma televisão é uma importante aplicação da força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento. A imagem que se forma na tela da televisão, assim como no cinema, consiste em uma série de quadros construídos em curtos intervalos de tempo. É em razão da persistência da retina do olho humano que o cérebro interpreta as imagens de forma contínua. A imagem  na televisão é formada por um feixe eletrônico que varre a tela do tubo de imagem.

O tubo de imagem de uma televisão é constituído das seguintes partes:







Canhão eletrônico;    
Par de Bobinas;
Tela.



Ao atingir a tela, os elétrons produzem uma mancha luminosa em cada ponto que eles atingem. Os campos magnéticos das bobinas, os quais defletem os elétrons, mudam periodicamente de sentido de forma a fazer com que os elétrons percorram, em alta velocidade, toda a tela, da esquerda para a direita e de cima para baixo. A cor da imagem que aparece na televisão é determinada pelo material fluorescente que reveste a tela. 

Fontes:
Texto:Mundo Educação
Imagens: Clan GSM e John Richard

4 comentários:

  1. Nossa amei esse post me ajudou a fazer um trabalho de fisica
    to louca para ler as outras postagens

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio, e por visitar nosso blog! Seja sempre muito Bem-Vindo(a)ao TUDO É FISICA!E continue comentando os posts!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a explicação... Me ajudou com apresentação de um trabalho em forma de slides sobre a Televisão... Pste mais coisas...!

    ResponderExcluir